6 de mai. de 2009

Jantar Homenagem aos Bacalhoeiros Conselho Portimão



No Final do Ano de 2008, nomeadamente de Outubro a de Novembro decorreu no Museu Municipal de Portimão, uma exposição em homenagem a todos os homens que em anos conturbados escolheram a Pesca do Bacalhau como modo de vida e partiram em direcção aos longínquos mares da Gronelândia. A Exposição tera agradado ao publico e aos Portimonenses em particular, tanto que a Camara e o Museu decidiram prolongar a Exposição até ao mês de Fevereiro.

A Exposição consistia basicamente em fotografias dos pescadores registados nos diferentes Conselhos do Algarve assim como os seus respectivos nomes, exposto num cubo Gigante iluminado.
No dia da Inauguração, reviveram-se memorias, recordaram-se historias, reencontraram-se companheiros de Faina que partilharam a dura tarefa de partir para os mar frios do norte para trazer de la o que é por certo o prato nacional dos Portugueses.


Na ocasião da exposição, terá ficado no ar a intenção de promover um encontro (almoço ou jantar convívio), por parte da Câmara para homenagear esses homens que no seu tempo contribuíram grandemente, para a economia de Portimão e do Algarve, e que ao contrario de outras profissões importantes para o Algarve nunca tinham sido reconhecidas até há bem pouco tempo.

Assim o museu municipal meteu mãos a obra, para tentar identificar o paradeiro dos bacalhoeiros da Terra. Não foi tarefa fácil, pois os registos das moradas já datava de há largos anos, e foi necessário contacta-los directamente, para saber mais sobre o paradeiro de alguns, mas com a persistências de uns e a ajuda de alguns desses antigos Bacalhoeiros la se foram juntando as peças e chegando as pessoas. Nem todos terão sido encontrados uns porque já cá não moram e outros porque se lhes perdeu o rasto ao longo dos anos.



No dia 05 de Maio 2009, esse esforço conseguiu juntar cerca de 100 pessoas para o primeiro jantar convivio, entre bacalhoeiros de que há memoria.

Foi um jantar animado. Muitos desses homens já não se viam há muito tempo, apesar de até morarem na mesma cidade, e assim foi um recordar de momentos, aventuras e desventuras. O vinho tambem foi soltanto as linguas e escondendo as inibições e no final varios deles cantaram o Fado com letras dedicadas a pesca do bacalhau e tudo.

Uma coisa é certa, apesar da dura da vida que levaram, e muitos andaram nestas lides durante 15 ou 20 anos, o tempo parece ter sido generoso para com estes homens, e apesar de quase todos eles andarem na casa dos 70 anos ou mais, a maioria encontra-se ainda em boas condições de saude, e estão longe de aparentar a idade que realmente tem.

Por vontade desses pescadores esse tipo de jantar convivio será para continuar enquanto poderem e assim ficou logo apalavrado que outras iniciativas do genero se irão concretizar, pretendendo até tentar fazer um jantar que reuna os diferentes bacalhoeiros de outras regiões do pais.

Aqui fica uma palavra de apreço pelo empenhamento de todos os que tiveram envolvidos na realização deste evento.

Quando é o Proximo ??

Nenhum comentário: